Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1766
Título: Bissau - A cidade, o comércio e a cultura: as Mulheres Bideras no contexto social guineense
Autor(es): Baldé, Mamadú
Palavras-chave: Bissau - Na cultura popular
Mulheres Bideiras
Mercado de trabalho - Bissau
Trabalhadoras - Bissau
Data do documento: 30-Ago-2019
Citação: BALDÉ, M. (2019)
Resumo: Este trabalho aborda a historicidade da região Bissau, as práticas comerciais presente no cotidiano urbano, as mulheres Bideras e como ocorre apropriação destes espaços para usos diversos de novas possibilidades, co-relação a frequentadores destes espaços comerciais. Sendo estas atividades de comercio emprestam marcante fisionomia à paisagem citadina cultural a capital Bissau. Objetivando analisar especificamente a região de Bissau, como esses espaços de troca, a nível social, cultural, á transgressão funcional destes espaços comerciais. Também analisar o lugar espaço social das Mulheres Bideras, nas suas representações como geradora da forte tradição comercial, imprescindíveis ao cotidiano das populações, que delineiam perfis para as mercadorias e os serviços prestados, como fonte essencial de explicação para o entendimento do contexto sociocultural da cidade. Cujo objetivo geral é compreender o papel das mulheres bideras na dinâmica econômica e social da Guiné-Bissau e seus lugares na sociedade guineense. Sendo assim, foi possível a realização deste trabalho metodologicamente usando revisão bibliográfica, seleção, leitura e fichamento de artigos, teses e dissertações sobre a temática. Como coletar dados estatísticos. Também foram coletados e produzidos dados e informações junto as pessoas envolvidas no comércio informal de Bissau, a partir da realização de entrevistas. Chegando ao resultado final de como o fator social, econômico guineense é possível descrever olhando para estas vivencias, protagonismo, estratégias de vida e suas influências que possibilitam o exercício de várias atividades participativa lógicas e práticas no processo de inserção social e cultural.
Descrição: BALDÉ, Mamadú. Bissau - A cidade, o comércio e a cultura: as Mulheres Bideras no contexto social guineense. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1766
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_mamadubalde.pdf2019_mono_mamadubalde.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.