Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/179
Título: A publicidade e o público infantil
Título(s) alternativo(s): uma discussão sobre a regulação da publicidade na televisão
Autor(es): Lima, Kewlliane Fernandes de
Palavras-chave: Crianças
Publicidade
Comunicação mercadológica
Consumo
Data do documento: 2014
Citação: LIMA, K. F. de (2014)
Resumo: Entende-se como comunicação mercadológica qualquer veículo que utilize à internet, anúncios impressos, comerciais na televisão, banners etc., para vender. O presente estudo visa uma abordagem sobre a relação das crianças (de até 12 anos) com a publicidade na televisão. Entendendo-a como a primeira exposição desse público-alvo ao consumo. Pretende-se refletir como esse fenômeno os afeta, considerando a sua fase de desenvolvimento físico e mental. Para compreender o trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica. As principais referências institucionais brasileiras que tratam do tema foram: Movimento Infância Livre do Consumismo (MILC) e o Instituto Alana, que hoje possuem maior notoriedade na proteção e valorização dos menores, de até 12 anos. Idade definida pela Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que também declara proteção integral e cuidados especiais para criança e adolescente. Contudo é importante destacar de que maneira a combinação infância e publicidade se alicerça, tratando-se de um tema ético e moral, pois envolve desde o desenvolvimento à integridade do público-alvo, passando também pela esfera da responsabilidade de comunicação. A Constituição Federal no artigo 227 considera que criança e adolescente são prioridade absoluta, tanto do Estado quanto da família. A motivação do trabalho se deu a partir do Projeto de Lei 5.921/2001 e da Resolução 163/2014 do Conanda (Conselho Nacional do Direito da Criança e do Adolescente), que consideram que a comunicação mercadológica seja feita para os adultos e não para as crianças.
Descrição: LIMA, Kewlliane Fernandes de. A publicidade e o público infantil: uma discussão sobre a regulação da publicidade na televisão. 2014. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/179
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kewlliane Fernandes de Lima.pdf676,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.