Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1821
Título: Mudanças climáticas e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento: o caso de Cabo Verde
Autor(es): Semedo, Emanuel de Jesus Correia
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável - Cabo Verde
Mudanças climáticas - Cabo Verde
Convenção Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima (2015) - Protocolos etc. - 2015 dez. 12
Data do documento: 7-Fev-2020
Citação: SEMEDO, E. J. C. (2020)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação das Alianças dos Pequenos Estados Insulares (AOSIS) em desenvolvimento nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas, em especial nas negociações do Acordo de Paris (2015). Como um estudo de caso, abordaremos o impacto das mudanças climáticas no pequeno Estado insular de Cabo Verde, identificando como a “agenda climática” se faz presente na atuação internacional desse país nos últimos nove anos. Para isso, foi realizada primeiramente a revisão de literatura sobre o regime ambiental internacional, em especial o regime internacional das mudanças climáticas e posteriormente a análise de alguns documentos oficiais que destacam a atuação da AOSIS nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas, especialmente às produzidas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e pela própria AOSIS. Em seguida, exploramos os discursos oficiais de Cabo Verde na abertura das sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas (2010 a 2019) e outros documentos produzidos pelo Governo de Cabo Verde e as Organizações Não-Governamentais (ONGs) que abordam a política ambiental em Cabo Verde. Foi possível identificar que a AOSIS exerceu a liderança nas negociações internacionais sobre as mudanças climáticas garantindo que as demandas dos Estados membros estejam expressas nos textos dos acordos, em especial no Acordo de Paris (2015). Além disso, foi constatado que existe uma dependência dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) do Regime de Mudanças Climáticas em relação as iniciativas de mitigação e adaptação. No caso específico de Cabo Verde, essa dependência se confirma.
Descrição: SEMEDO, Emanuel de Jesus Correia. Mudanças climáticas e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento: o caso de Cabo Verde. 2020. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1821
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_emanuelsemedo.pdf2020_mono_emanuelsemedo.pdf760,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.