Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Título: Processo de democratização da Guiné-Bissau (1991-2019)
Autor(es): Djaló, Mamadú
Palavras-chave: Democracia - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - Política e governo - 1991-2019
Data do documento: 20-Jan-2020
Citação: DJALÓ, M.; LANGA, E. N. B. (2020)
Resumo: O presente artigo analisa o processo da democratização da Guiné-Bissau. Alcançamos este objetivo através da pesquisa documental e da análise da bibliografia existente acerca da vida política da Guiné-Bissau, do processo de democratização, de golpes de Estado, de Sistemas de governos e da violação da constituição da República, transversalmente das usurpações de poderes. A Guiné-Bissau tem vivenciado crises político-militares constantes nos últimos vinte e cinco anos, caraterizadas por crises de governos eleitos, dificuldades do partido no poder em formar governo e governar, golpes de estados. Constatei que a democratização do país tem um longo caminho a percorrer, necessitando consolidar as instituições e procedimentos democráticos, distinguindo e separando os poderes e as competências dos cargos políticos e executivo. Concluí que o sistema de governo Bissau-guineense, que é semipresidencialismo não é compatível com os poderes que a constituição da República dão os chefes de Estado da Guiné-Bissau.
Descrição: DJALÓ, Mamadú. Processo de democratização da Guiné-Bissau (1991-2019). 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_arti_mamadudjalo.pdf290,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.