Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1835
Título: Segurança alimentar e nutricional e agricultura familiar: o caso de São Francisco do Conde, Bahia
Autor(es): Nascimento, Wanderson dos Santos
Palavras-chave: Agricultura familiar - São Francisco do Conde (BA)
Política alimentar - São Francisco do Conde (BA)
Segurança alimentar - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 30-Jan-2020
Citação: NASCIMENTO, W. S. (2020)
Resumo: O presente trabalho apresenta as relações existentes entre a segurança alimentar e nutricional e agricultura familiar, elencando os seus conceitos, atores sociais, fenômenos econômicos, políticos e históricos, a partir de um estudo de caso do município de São Francisco do Conde-BA. Constatou-se que os principais fatores que dificultam o desenvolvimento expressivo da agricultura familiar local e por conseguinte numa maior produção de alimentos são: os resquícios do colonialism, a instalação da Petrobrás e as limitadas políticas públicas voltadas para estimular esse importante setor agrário. Problemas estes evidenciados por meio da aplicação de questionários, entrevistas e acompanhamento in loco com agricultores em torno sede e feirantes, além de leituras de trabalhos científicos, como teses, artigos, revistas e monografias. Como meios de potencializar esse modelo de agricultura, faz-se necessário e urgente a adoção de medidas políticas de distribuição de terras (reforma agrária) e a implantação de tecnologias sociais e agroecológicas de produção alimentar, gerando mais empregos, renda e assegurando a segurança alimentar dos/as franciscanos/as.
Descrição: NASCIMENTO, Wanderson dos Santos. Segurança alimentar e nutricional e agricultura familiar: o caso de São Francisco do Conde, Bahia. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1835
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_wandersonnascimento.pdf2020_mono_wandersonnascimento.pdf790,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.