Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Elisângela Suraya Gomes-
dc.date.accessioned2020-07-09T15:51:17Z-
dc.date.available2020-07-09T15:51:17Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationRAMOS, E. S. G. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1839-
dc.descriptionRAMOS, Elisângela Suraya Gomes. A categoria afetividade e os processos de ensino e aprendizagem. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo recupera as principais formulações acerca do conceito de afetividade no campo da Educação, com base na produção bibliográfica contemporânea no Brasil, num primeiro momento para, num segundo momento, ampliar a discussão dessa categoria partir de uma abordagem epistemológica afrodiaspórica. A afetividade como elemento que possibilita o reconhecimento do outro e garante o seu cuidado social, como elemento chave no processo de ser reconhecido nos espaços educacionais tem um impacto profundo no desenvolvimento psicológico e cognitivo na vida do estudante. Por essa razão, pretendemos não só aprofundar o conhecimento do que tem sido produzido contemporaneamente acerca da afetividade na educação, segundo a matriz europeia ocidental, que tem sido a referência mais expressiva para pensar a categoria, mas, sobretudo discuti-la como elemento essencial para o estabelecimento do diálogo igualitário e de reconhecimento do outro no contexto da diáspora africana no Brasil. Para esse propósito, trabalhamos com a pesquisa bibliográfica, levantando artigos, capítulos de livros, dissertações e teses que respondessem às palavras chaves afetividade e educação, nos últimos 10 anos, com o recorte centrado em contribuições de Lev Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação afetiva - Brasilpt_BR
dc.subjectNegros - Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectProfessores e alunos - Brasilpt_BR
dc.titleA categoria afetividade e os processos de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_arti_elisangelaramos.pdf235,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.