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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gelard, Fabiana Pedreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T18:43:16Z | - |
dc.date.available | 2020-07-09T18:43:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
dc.identifier.citation | GELARD, F. P. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1840 | - |
dc.description | GELARD, Fabiana Pedreira. “Ser criança é ser quilombola”: infâncias no território do Quilombo Monte Recôncavo/BA. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de caráter qualitativo e perspectiva afrocêntrica teve como objetivo compreender quais eram os sentidos e os significados que crianças entre 10 e 11 anos de idade e residentes na Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo/BA, atribuíam tanto ao território quanto às suas experiências de serem crianças e, quilombolas. Pautada em alguns dos conceitos utilizados pela Sociologia da Infância a criança, neste estudo, ganhou relevância e protagonismo e foi, em todo tempo, tida como sujeita de direitos e produtora de culturas. Buscou-se compreender a comunidade e o território na perspectiva das crianças; identificar seus espaços e lugares de sociabilidade e de brincadeiras e, ainda, entender em suas narrativas, o que é ser criança no contexto do Quilombo do Monte Recôncavo. O referencial teórico foi constituído a partir das seguintes abordagens: a) Território e territorialidade b) Identidade Quilombola e c) Sociologia da Infância. Em relação aos procedimentos para a produção de dados, foi utilizada a contação de histórias, a construção de mapas vivencias, a entrevista-conversa e, também, a confecção de uma árvore da vida. Como resultado, foi possível compreender que as territorialidades construídas pelas crianças quilombolas do Monte Recôncavo se dão a partir de suas interações entre si e com os adultos, em um processo de construção e (re)construção de narrativas acerca da história local, dos mitos e lendas, de seus olhares sobre as manifestações culturais, de suas compreensões sobre religiosidade e, evidentemente, das diferentes brincadeiras. Também, foi possível apreender que o processo que elas – as crianças – estão construindo e reafirmando sobre suas identidades, se pauta, em alguns casos, pelo racismo em relação aos seus pertencimentos e pelo racismo religioso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombo Monte Recôncavo - Estudos de caso | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Monte Recôncavo (São Francisco do Conde, BA) | pt_BR |
dc.subject | Estudantes negros - Monte Recôncavo (São Francisco do Conde, BA) - História | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.title | “Ser criança é ser quilombola”: infâncias no território do Quilombo Monte Recôncavo/BA | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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