Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1848
Título: Por uma educação favelada: uma abordagem antirracista que dá samba e (re)existência
Autor(es): Bezerra, Anderson da Silva
Palavras-chave: Antirracismo - Vila Isabel (Rio de Janeiro, RJ)
Letramento - Aspectos sociais - Vila Isabel (Rio de Janeiro, RJ)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Unidos de Vila Isabel (Escola de Samba) - Canções e música
Data do documento: 20-Jan-2020
Citação: BEZERRA, A. S. (2020)
Resumo: Esse trabalho tem por finalidade trabalhar o conceito e a aplicação de letramento de (re)existência, bem como fazer com que, através dele e do samba, possamos resistir como favelados em meio a um sistema que prima pela regra e pelo extermínio das comunidades faveladas cariocas, que são geralmente negras e nordestinas. Essa pesquisa parte do pressuposto de que há uma real necessidade de se trabalhar o conteúdo de língua portuguesa de forma diferenciada, sendo um apoio para a base escolar a partir de uma educação libertária e de emancipação, através das diversas identidades faveladas. Como já dito, nesse trabalho, nós advogamos por letramentos múltiplos e letramento de (re)existência, pensado em um movimento de desconstrução ou, até mesmo, de recontagem da história, a partir de uma perspectiva antirracista. Através da história do bairro de Vila Isabel e da influência afro-brasileira que o samba tem e que a Unidos de Vila Isabel canta e conta através dos sambas de 1988 e 2012, propomos sequências didáticas a serem trabalhadas em práticas de letramento críticas em escolas cariocas.
Descrição: BEZERRA, Anderson da Silva. Por uma educação favelada: uma abordagem antirracista que dá samba e (re)existência. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1848
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_andersonbezerra.pdf2020_mono_andersonbezerra.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.