Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1849
Título: Do outro lado do Atlântico: narrativas e relatos de estudantes guineenses com o Português do Brasil em São Francisco do Conde - BA
Autor(es): Santos, Angel Vanessa dos
Palavras-chave: Letramento - Aspectos sociais - São Francisco do Conde (BA)
Língua portuguesa - Regionalismos - Guiné-Bissau
Língua portuguesa - Regionalismos - São Francisco do Conde (BA)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Estudantes
Data do documento: 20-Jan-2020
Citação: SANTOS, A. V. (2020)
Resumo: Este trabalho discute, a partir de narrativas, os relatos de estudante vindos de países de língua oficial portuguesa, especificamente da Guiné-Bissau, que atravessaram o atlântico no intuito de cursar o ensino Superior. Além disso, apresenta suas respectivas impressões em relação ao contato com o português falado no Brasil e o Português falado na Guiné, a partir de suas estadias na cidade de São Francisco do Conde - BA na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Nesse sentido, tem-se como objetivo abordar os modos pelos quais eles experimentam o uso da língua e suas respectivas práticas de Letramento, dentro e fora do âmbito acadêmico. Suas interações, descobertas, tensões e possíveis conflitos em relação a algumas palavras do português que, apesar de se apresentar de forma semelhante em Bissau, traz em si significados distintos no Brasil. Nesta pesquisa teremos por principal interesse apresentar esses relatos de experiências e descobrir de que maneira a Língua Portuguesa falada no Brasil, serviu como língua de acolhimento para a interação e sociabilidade desses estudantes.
Descrição: SANTOS, Angel Vanessa dos. Do outro lado do Atlântico: narrativas e relatos de estudantes guineenses com o Português do Brasil em São Francisco do Conde - BA. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1849
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_angelsantos.pdf2020_mono_angelsantos.pdf365,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.