Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/185
Título: O cabelo crespo e a trajetória escolar no processo de construção da identidade negra
Autor(es): Silva, Luzyanne Maria da Silva
Palavras-chave: Cabelo - Cuidado e Higiene
Negros - Identidade Racial
Racismo
Educação
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, L. M. da (2014)
Resumo: O Presente trabalho de conclusão de curso tem por objeto de estudo os dados obtidos por meio de uma pesquisa etnográfica realizada em duas instituições escolares na cidade de Redenção/CE. Dele emerge uma articulação entre a trajetória escolar e o processo de construção da identidade negra, pondo em foco a significação social do cabelo crespo e os sentidos que lhes são atribuídos dentro e fora do espaço escolar. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Médio Camilo Brasiliense e a Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa. Em cada escola foram entrevistadas dez adolescentes com cabelos crespos. Para a realização da etnografia, a observação participante e as entrevistas foram as técnicas utilizadas. O objetivo foi compreender, a partir de lembranças das adolescentes entrevistadas, como estas percebem o seu próprio cabelo e a relação estabelecida entre o cabelo crespo, a trajetória escolar e a identidade negra, constatar como esse processo de reconhecimento da identidade negra e das relações raciais incidem nos espaços escolhidos para o trabalho de pesquisa, além de observar como as instituições escolares vivenciam e dialogam com o processo de significação social do cabelo crespo. O entendimento desse contexto revela que as experiências vividas em torno do cabelo no ambiente escolar e na sociedade como um todo acontecem em meio a conflitos e contradições.
Descrição: SILVA, Luzyanne Maria da. O cabelo crespo e a trajetória escolar no processo de construção da identidade negra. 2014. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/185
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luzyanne Maria da Silva.pdf593,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.