Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Apolo Vincent Silva de-
dc.date.accessioned2020-07-14T17:30:18Z-
dc.date.available2020-07-14T17:30:18Z-
dc.date.issued2020-02-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, A. V. S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1850-
dc.descriptionOLIVEIRA, Apolo Vincent Silva de. Trajetórias educacionais transmasculinas: pedras no meio do caminho, a escola enquanto um desafio. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa concentra-se na discussão de aspectos a envolver educação, gênero e raça, a fim de, por meio do levantamento bibliográfico de pesquisas anteriores que articulam educação e transgeneridade e da pesquisa de campo realizada com dois sujeitos trans-masculinos negros compreender de que maneira homens transgêneros constroem sentidos, compreendem e narram suas experiências com as instituições de ensino. Assim, interessou-nos explicitar o papel da linguagem na atuação da construção de sentidos e possibilidades existenciais daqueles cujos corpos insistem em permanecer em espaços nos quais suas existências contrariam a coerência normativa estruturante dos mesmos. Para tanto, discute-se as bases estruturantes da educação, considerando interesses nacionais de sustentação de funcionamentos nas instituições escolares, bem como interessou examinar os modos como corpos trans são interpelados através de tecnologias linguísticas. Por fim, observamos que estirpar violências relativas às masculinidades na escola constituem um grande desafio de permanência em tais espaços para corpos dissidentes de gênero e raça.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAssédio nas escolas - Brasilpt_BR
dc.subjectHomens transgênero - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectPessoas transgênero - Identidadept_BR
dc.titleTrajetórias educacionais transmasculinas: pedras no meio do caminho, a escola enquanto um desafiopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_apolooliveira.pdf2020_mono_apolooliveira.pdf466,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.