Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1859
Título: Estudo dos parâmetros da qualidade da água do Rio Pacoti como objeto de aprendizagem no ensino de química
Autor(es): Cordeiro, Carlos Lucas Soares
Palavras-chave: Rio Pacoti
Educação ambiental
Qualidade da água
Ensino de química
Data do documento: 2019
Citação: CORDEIRO, C. L. S. (2019)
Resumo: Nas últimas três décadas muito se têm observado e comentado os resultados advindos a partir da intima relação entre o homem e a natureza. O crescimento populacional nas grandes metrópoles, assim como em cidades mais afastadas tem contribuindo para uma crescente e desenfreada degradação de recursos naturais, em especial, a água, caracterizada pelo alarmante e crescente uso inconsciente da mesma disposta em nosso ecossistema. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo a partir da caracterização do rio Pacoti na macrorregião do Maciço de Baturité pela determinação de parâmetros físico-químicos (temperatura, pH, condutividade, turbidez, STD, OD, dureza, DQO e fósforo total) e microbiológicos (coliformes totais e termotolerantes) para construção de um objeto de aprendizagem no ensino de química com ênfase em educação ambiental. A amostragem foi realizada em trechos do rio localizados antes da cidade de Redenção e após o munícipio de Acarape. Seguinte à obtenção dos resultados das análises realizadas nos anos de 2018 e 2019 entre os meses de abril e agosto. Os resultados foram comparados com dados fornecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente a partir da sua resolução nº 357 de 2005, portaria nº 2914 de 2011 do Ministério da Saúde, como também com os dados dos mesmos parâmetros realizados no estuário do rio Pacoti na região metropolitana de Fortaleza nos anos de 2004 e 2005. A partir da análise dos parâmetros mencionados, observaram-se que estão de acordo com os padrões de qualidade previsto pela resolução nº 357 de 2005 do CONAMA e ao estudo referente ao estuário do rio Pacoti. Porém, os dados obtidos diferiram em relação, aos dois pontos de coleta, sob influência dos parâmetros condutividade, STD, dureza, OD, DQO, temperatura e fósforo total, apresentando valores maiores no ponto de amostragem em Acarape, destacando influência da ação antrópica pelo despejo de esgoto doméstico, tendo valores positivos para testes presuntivos quanto à presença de coliformes totais e termotolerantes nas duas localizações estudadas. Como produto do presente estudo, foi desenvolvida cartilha educativa contendo informações quanto às características do rio Pacoti nos anos de 2018 e 2019 como proposta de objeto de aprendizagem ao ensino de química com enfoque a educação ambiental. Por fim, destaca-se também a importância do material proposto por relacionar-se com os conteúdos de química do ensino médio.
Descrição: CORDEIRO, Carlos Lucas Soares. Estudo dos parâmetros da qualidade da água do Rio Pacoti como objeto de aprendizagem no ensino de química. 2019. 53 f. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1859
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS LUCAS SOARES CORDEIRO TCC Mono.pdf2019_mono_clscordeiro.pdf4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.