Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1862
Título: As políticas públicas e linguísticas de inclusão dos surdos em Santo Amaro (BA): inclusão na educação e na socialização
Autor(es): Jesus, Elaine Cristina Santos da Silva de
Palavras-chave: Educação inclusiva - Santo Amaro (BA)
Língua Brasileira de Sinais - Estudo e ensino
Política linguística - Santo Amaro (BA)
Surdos - Educação - Santo Amaro (BA)
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: JESUS, E. C. S. S. (2020)
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral: Compreender a situação do surdo em Santo Amaro (BA) para que possa ser integrado na sociedade por meio de políticas públicas e linguísticas. Especificamente, a pesquisa visa (i) discutir os conceitos de política e planejamento linguística; (ii) debater sobre a inclusão do surdo na educação e na sociedade; (iii) contribuir para a mudança do comportamento da sociedade com relação à pessoa surda. A pesquisa é relevante porque contribui para a valorização das minorias excluídas na sociedade, para além de contribuir para uma sociedade livre de preconceito e exclusão. Trouxemos ao debate as ideias de Gesser (2012), Carmozine e Noronha (2012), Barros (2015), Pereira (2011), Quadros e Karnopp (2004) entre outros. Fundamentou-se com base em documentos oficiais, nomeadamente Lei nº 10.436/2002, Lei nº 10.098/2000, Lei nº 5.626/2005, Lei nº 10.098/2000, ONU (1948), UNESCO (1996), IBGE(2010) entre outros. A pesquisa foi realizada na cidade de Santo Amaro (BA), tendo usado a entrevista como instrumento de coleta de dados. Entrevistamos seis informantes sendo três professoras da rede municipal e três surdos que trabalham em “serviços” gerais de três lojas da cidade. Foi respeitado o sigilo da identidade dos informantes assim como não gravamos nem filmados a pedido dos mesmos. Após as coletas feitas em 2019 e 2020 analisamos os dados qualitativamente que nos conduziram aos seguintes resultados: as leis e os decretos publicados em favor dos surdos não são respeitados. Na educação os surdos continuam sem professores e permanecem largados no fundo da sala. As políticas públicas pouco ou nada fazem para devolver os direitos linguísticos da pessoa surda. Por isso, as leis precisam ser cumpridas e fiscalizadas não apenas pelas autoridades, mas também pela sociedade. A língua de sinais precisa ser divulgada e a disciplina de Libras deve ser ofertada nos cursos de graduação para além investimentos na formação de professores e na criação de materiais didáticos em todos os níveis de ensino incluindo no ensino profissional.
Descrição: JESUS, Elaine Cristina Santos da Silva de. As políticas públicas e linguísticas de inclusão dos surdos em Santo Amaro (BA): inclusão na educação e na socialização. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1862
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_elainejesus.pdf2020_mono_elainejesus.pdf868,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.