Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1866
Título: O estudo do significado no Ensino Médio em uma escola estadual de Candeias: o caso das conjunções
Autor(es): Pereira, Hugo Ferraz
Palavras-chave: Estudantes do Ensino Médio - Candeias (BA)
Língua portuguesa - Conjunções
Língua portuguesa (Ensino Médio) - Estudo e ensino - Candeias (BA)
Professores de Português - Candeias (BA)
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: PEREIRA, H. F. (2020)
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) discute o ensino de gramática nas escolas. De maneira mais específica, este TCC volta-se para a discussão do ensino do significado para os estudantes do Ensino Médio. Os focos são a descrição e a análise do ensino do significado de conjunções. Assumindo que esse é um tema de dificuldade de aprendizado para os discentes e de ensino para os docentes, as questões norteadoras são: Como é o ensino do significado? Como é tratado o ensino do significado das conjunções? Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como é tratado o estudo do significado das conjunções no Ensino Médio. Como método, foi feita uma pesquisa com abordagem qualitativa. Como procedimentos, foram realizados: pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo na instituição Estadual Luiz Viana Filho; estudo de caso; formulação e aplicação de questionário, constando de perguntas fechadas e abertas, para os discentes de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio e para docentes da área de língua portuguesa. Foi analisado o conteúdo das respostas colhidas; foram estudados dois livros didáticos utilizados pelas duas turmas. Os resultados obtidos foram que os estudantes, em sua maioria, não sabem o que é semântica e o que ela estuda; no que se refere à prática dos docentes, o significado aparece associado à interpretação de textos; nos livros didáticos observados, a discussão sobre o significado está associada à semântica argumentativa, à semântica lexical, interface semântica e pragmática e linguística textual. Parte-se de definições sobre diferentes semânticas (cf. FERRAREZI JUNIOR; BASSO, 2019) e assume-se que o ensino de gramática, visto como estudo de fenômenos linguísticos, e não como prescrição, precisa compor o currículo escolar (ver, por exemplo, BORGES NETO, 2012; PIRES DE OLIVEIRA, 2015; entre outros). Apresenta-se uma proposta de atividade que tem como foco o ensino de conjunção. Assumindo a dificuldade que os discentes apresentam na interpretação do significado, considerando os resultados de avaliações, como, por exemplo, os obtidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o estudo apresentado justifica-se porque coloca em evidência o tema e estratégias para o seu ensino. As questões que envolvem o entendimento da significação são essenciais para os seres humano.
Descrição: PEREIRA, Hugo Ferraz. O estudo do significado no Ensino Médio em uma escola estadual de Candeias: o caso das conjunções. 2020. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1866
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_hugoferreira.pdf2020_mono_hugoferreira.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.