Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1876
Título: Segurança pública no território Unilab
Título(s) alternativo(s): uma análise triangulada em Acarape/CE e Redenção/CE
Autor(es): Lopes, Julimar Trajano
Palavras-chave: Gestão municipal
Política municipal de segurança pública
Índice de sensação de insegurança
Data do documento: 2018
Citação: LOPES, J. T. (2018)
Resumo: Realizo essa investigação em duas cidades cearenses periféricas, Acarape e Redenção, ambas localizadas a aproximadamente 60km de Fortaleza, que sediam a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab). A questão-problema perseguida é “Qual o estado da segurança pública nessas cidades após a instalação da Unilab?” e assumo 3 (três) pressupostos, a saber, de que houve: i) crescente aumento dos registros criminais contra a vida e contra o patrimônio no período de 2014 a 2016 nessas cidades; ii) elevada sensação de insegurança na população e iii) pouca ou nenhuma intervenção da gestão municipal sob justificativa de a política em segurança pública ser competência do governo estadual. Metodologicamente, essa é uma pesquisa aplicada quanto à natureza, porque espera contribuir para a resolução do problema da insegurança pública nos municípios ao gerar conhecimento sobre esse fenômeno ainda pouco estudado no interior do estado. Para tanto, adoto o método indutivo para interpretação dos dados verificando-se os pressupostos assumidos na pesquisa através do uso da triangulação metodológica que demanda uma abordagem mista combinando instrumentos de coleta e técnicas de análise de dados. Este estudo estrutura-se em três capítulos, cada um ocupando-se de discutir um dos pressupostos assumidos. Espero que a discussão produzida e os procedimentos de análise que originaram os resultados sejam uma contribuição pragmática para gestão municipal produzir futuras análises diagnósticas necessárias para formulação de políticas municipais de segurança pública, especialmente, em cidades periféricas
Descrição: LOPES, Julimar Trajano. Segurança pública no território Unilab: uma análise triangulada em Acarape/CE e Redenção/CE. 2018. 143 f. Monografia(Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1876
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIMAR TRAJANO LOPES TCC.pdf2018_mono_jtlopes.pdf6,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.