Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1880
Título: Entre variações linguísticas e preconceito: uma discussão sobre o crioulo guineense
Autor(es): Cassama, Victor
Palavras-chave: Língua crioula - Guiné-Bissau
Língua guineense
Preconceito linguístico - Guiné-Bissau
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: CASSAMA, V. (2020)
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “Entre variações linguísticas e preconceito: uma discussão sobre o crioulo guineense”, aborda, ao longo de três capítulos, aspetos socioculturais e politicos da Guiné Bissau envolvendo as variações linguísticas do Crioulo Guineense e o consequente preconceito linguístico causado pelo prestígio dado a algumas dessas variações. Sabe-se que as línguas são dinâmicas assim como as sociedades que as usam. Por esse motivo, as línguas tendem a mudar de acordo com as necessidades comunicativas dos seus usuários, produzindo um fenômeno denominado “variações linguísticas”, algo que é natural em todas as línguas e que representa a identidade das pessoas que usam uma determinada variação de uma determinada língua. Por conseguinte, criam-se conceitos baseados em crenças opressoras de que, eventualmente, alguma forma de se falar uma lingua é “errada”, “destorcida” ou “feia”. conceitos esses que são preconcebidos e não dispõem de nenhuma justificativa lógica ou científica. Esses conceitos são baseados em pensamentos excludentes, que são frutos do pensamento colonial que provocou – e ainda provoca – exclusão, desigualdades sociais, privilegiando alguns grupos de falantes em detrimento de outros. Àqueles com mais oportunidades de acessos às variações de prestígio ocupam um lugar de questionável “superioridade”, enquanto os demais grupos são mantidos à margem da sociedade dita “culta”, ocupando lugares de desprestígio e sofrendo a realidade do “preconceito linguístico”. São, muitas vezes, privados de terem acesso aos serviços publicos, e frequentemente possuem dificuldades em compreender e acessar seus direitos, inclusive linguísticos. Esse trabalho buscou estudar como esses preconceitos operam e quais as suas consequências, buscando analisar aspectos condicionantes das formações linguisticas diferentes do crioulo Guineense, realizando um estudo bibliográfico para embasar os conceitos da variação linguistica e o preconceito linguistico, bem como trazendo as vivências do pesquisador como cidadão Guineense para um entendimento mais amplo do problema enfocado nesta discussão.
Descrição: CASSAMA, Victor. Entre variações linguísticas e preconceito: uma discussão sobre o crioulo guineense. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1880
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_victorcassama.pdf2020_mono_victorcassama.pdf840,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.