Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1890
Título: A lei de cotas
Título(s) alternativo(s): uma análise da efetividade desse instrumento de inclusão social na Unilab
Autor(es): Lima, Dante Barbosa
Palavras-chave: Ações Afirmativas
Sistema de Cotas
Inclusão Social
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, D. B. (2018)
Resumo: A diversidade racial e cultural sempre foi elemento presente em nosso país, mas, infelizmente, estas parcelas da sociedade sempre vivenciaram a desigualdade de oportunidades, principalmente no que se refere à população negra. Em decorrência disso, a sociedade atual tem discutido a utilização de ações afirmativas que visem compensar as diferenças históricas que se instituíram a essa parte da população. Assim, a política de cotas tem sido uma das formas de proporcionar aos estudantes oriundos da raça negra a oportunidade de adentrar ao meio acadêmico, por meio da reserva de vagas nas instituições federais. Diante desse panorama, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que maneira a Lei de Cotas atua efetivamente como instrumento de inclusão social com os alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Para isso, empreendeu-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa dos dados, dentro da citada universidade, realizando-se uma entrevista com alunos que conseguiram uma vaga por meio do sistema de cotas. Na análise final do estudo descritivo, foi possível concluir que o sistema de cotas possibilita uma verdadeira inclusão social dos alunos que o utilizam, dentro da universidade, além de proporcionar uma melhoria social no âmbito em que vivem, e moral, pois os mesmos passam a ter acesso ao meio acadêmico, o que lhes auxilia na conscientização acerca de seus direitos.
Descrição: LIMA, Dante Barbosa. A lei de cotas: uma análise da efetividade desse instrumento de inclusão social na unilab. 2018. 37 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1890
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANTE BARBOSA LIMA TCC.pdf2018_mono_dblima.pdf655,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.