Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1892
Título: A educação permanente como ferramenta na Gestão em Enfermagem
Título(s) alternativo(s): uma revisão integrativa
Autor(es): Castro, Alda Costa de
Palavras-chave: Educação Continuada
Enfermagem
Gestão em Saúde
Data do documento: 2019
Citação: CASTRO, A. C. (2019)
Resumo: O tema educação permanente tem um enfoque que contribui para reflexões de ações educativas, onde é possível ver as dificuldades da equipe e com isso poder capacitar de forma mais efetiva. A relevância desse estudo será dada pela contribuição das ações educativas, com enfoque na capacitação dos sujeitos responsáveis pelo cuidado de enfermagem. O objetivo do estudo foi identificar a educação permanente como ferramenta de gestão da equipe de enfermagem. Realizou-se busca nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS) e Base de Dados em Enfermagem (BDEN). Após a análise criteriosa, obteve-se uma amostra de 6 artigos. No que se refere ao tipo de estudo, foram encontrados 1 artigo de metassíntese de literatura e os demais foram estudos qualitativos, descritivos e exploratórios. Quanto ao ano de publicação, foram usados artigos publicados entre 2014 e 2018. Os artigos demonstraram que a Educação Permanente em Saúde é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado, sendo assim deverão contribuir para que a gestão em saúde reflita sobre a importância da educação e saúde para a equipe de enfermagem. Evidencia-se ainda que a educação permanente venha proporcionando mudanças gradativas nos serviços de saúde. Percebem-se, também, as necessidades ligadas à gestão dada a dificuldade do atual modelo centralizado no ambiente/ instituição, indicando a necessidade de investimento na gestão estratégica como possibilidade de reflexão e ação para o enfrentamento dos problemas reais. Diante dos resultados encontrados, faz-se necessário, rever a construção coletiva, a democratização na construção da corresponsabilidade, a ampliação da qualidade de análise da realidade e a elaboração do aprendizado no cotidiano dos serviços de saúde.
Descrição: CASTRO, Alda Costa de. A educação permanente como ferramenta na Gestão em Enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 22 f. Artigo(Especialização) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1892
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALDA COSTA DE CASTRO Tcc.pdf2019_art_accastro.pdf216,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.