Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1898
Título: Pela voz da criança : tensões e contradições sociais em Angola e Guiné-Bissau
Autor(es): Santos, Maria Cesalânia Pereira dos
Palavras-chave: Infância
Ondjaki
Jorge Araújo
Angola
Guiné-Bissau
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, M. C. P. (2017)
Resumo: Na maioria das sociedades é sempre o mais-velho a figura representativa da experiência e do respeito; a sua voz é atribuída um valor quase sagrado. Por outro lado, para as crianças também há um diferente papel de representação nessa hierarquia. Assim, a voz da criança, na obra do cabo-verdiano Jorge Araújo e do escritor angolano Ondjaki, chama atenção o modo pelo qual leitores e críticos literários analisam o discurso e a representação da infância. Desse modo, este trabalho tem por objetivo inicial analisar como os narradores, ao lado dos autores, apresentam no contexto da guerra civil nas obras Comandante Hussi (2009) e A bicicleta que tinha bigodes– estórias sem luz elétrica (2012). Para isso, a metodologia baseia-se na leitura preliminar das obras, observando os pontos de tensão no discurso das vozes infantis ao longo das narrativas, fundamentada na leitura crítica especializada. Assim, espera-se mapear a representação da infância perante os contextos das guerras civis. Em hipótese inicial, revela-se que a voz infantil denuncia as tensões e contradições sociais, diante do que entende como sociedade, considerada adulta e experiente, para o manejo sentimental e político de tais situações, a saber: a carência de bens materiais nos espaços físicos de ambos os países, Angola e Guiné Bissau.
Descrição: SANTOS, Maria Cesalânia Pereira dos. Pela voz da criança: tensões e contradições sociais em Angola e Guiné-Bissau. 2017. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1898
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CESALÂNIA PEREIRA DOS SANTOS TCC artigo.pdf2018_art_mcpsantos.pdf253,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.