Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1901
Título: Integração regional e desenvolvimento na África Ocidental: caso de Guiné-Bissau na CEDEAO
Autor(es): Seidi, Mamadu
Palavras-chave: África - Integração econômica
Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental
Desenvolvimento econômico - África Ocidental
Guiné-Bissau - Integração econômica
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: SEIDI, M. (2020)
Resumo: A integração regional é considerada pelos formuladores de políticas e tomadores de decisões e parceiros internacionais da África, uma boa estratégia para cooperação e promoção do desenvolvimento no continente africano. O presente trabalho se objetiva apontar as consequências de integração econômica de bloco de CEDEAO para Guiné-Bissau, a partir de 1990. O desenvolvimento deste estudo tem base teórica nos estudos da teoria de integração regional. A metodologia adotada é de caráter qualitativa, sendo aplicados os métodos e procedimentos, tais como: pesquisa e análise de livros, artigos, teses de doutorado e mestrado, documentos oficiais da Guiné-Bissau, CEA e de CEDEAO que tratam do tema. A análise feita neste trabalho revelou que a CEDEAO não tem criado e nem desviado o comercio em Guiné-Bissau a partir de 1990, porém há um aumento nos volumes de trocas entre os países membros. Portanto isso se traduz em uma interpendência de menor escala da Guiné-Bissau dentro de bloco de CEDEAO, mais especificamente com o Senegal. Por outro lado, a análise revelou que a Guiné-Bissau por além de fator exógeno regional, tem problemas internas e estruturais (endógenas) que dificultam a operacionalização da sua integração cujas superações são necessárias e crucias para que este possa dinamizar a sua integração na CEDEAO.
Descrição: SEIDI, Mamadu. Integração regional e desenvolvimento na África Ocidental: caso de Guiné-Bissau na CEDEAO. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1901
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_mamaduseidi.pdf2020_mono_mamaduseidi.pdf773,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.