Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1905
Título: O marxismo-socialismo como ideologia política do PAIGC nos períodos de luta armada e pós-independência na Guiné-Bissau (1956-1980)
Autor(es): Colonia, Fernando
Palavras-chave: Cabo Verde - História - Movimentos de autonomia e independência
Guiné-Bissau - História - Movimentos de autonomia e independência
Partido Africano da Independencia da Guiné e Cabo Verde
Socialismo - África
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: COLONIA, F. (2020)
Resumo: O presente artigo analisa como a ideologia marxista-socialista foi movimentada pelo Partido para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) durante a luta armada de libertação contra a colonização portuguesa e após a independência da Guiné-Bissau, de 1956 a 1980. Por outro lado, o artigo procura compreender o contato e a influência de Amílcar Cabral, fundador e líder do PAIGC com o marxismo e a forma como o PAIGC movimentou esta ideologia na sociedade guineense. Para lograr esse objetivo, utilizou-se de método qualitativo através das técnicas de revisão bibliográfica, a partir de livros, artigos. Concluiu-se que o PAIGC não foi um movimento marxista-socialista ortodoxo, mas sim um partido de inspiração marxista-socialista, tendo se utilizado desse pensamento, no primeiro momento, para criar uma ideologia de luta para a libertação da Guiné e Cabo Verde da colonização e assim construir uma sociedade mais justa, sem a exploração do homem pelo homem. Num segundo momento, no período pós-independência, o PAIGC utilizou-se do socialismo para governar o país sob um regime de partido único, no qual o partido se confundia com o Estado.
Descrição: COLONIA, Fernando. O marxismo-socialismo como ideologia política do PAIGC nos períodos de luta armada e pós-independência na Guiné-Bissau (1956-1980). 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1905
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_arti_fernandocolonia.pdf2020_arti_fernandocolonia.pdf278,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.