Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1918
Título: Representatividade das mulheres africanas nas Conferências Mundiais da Mulher (1975-1995)
Autor(es): Oncampo, Locarine Udulciene Mendes
Palavras-chave: Conferência Mundial da Mulher - Estudo de casos - 1975-1995
Mulheres - Condições sociais - África
Mulheres no desenvolvimento - Congressos
Organização das Nações Unidas
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: ONCAMPO, L. U. M. (2020)
Resumo: Foram organizadas, entre 1975 a 1995, quatro Conferências Mundiais da Mulher pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de chamar atenção para os problemas que as mulheres enfrentam em diferente parte do mundo. Nessas conferências, tomaram parte diferentes organizações e representantes de grupo de mulheres e organizações não-governamentais de países diferentes. O presente trabalho aborda o tema da representatividade das mulheres africanas nessas conferências, partindo da seguinte pergunta de pesquisa: em que medida as demandas das mulheres africanas são incorporadas aos debates oficiais das quatro Conferências Mundiais das Mulheres organizada pela ONU entre 1975 a 1995. Nesse sentido, objetiva-se analisar as interpretações dos significados da mulher africana nos documentos oficiais das quatro Conferências Mundiais da Mulher, a partir dos três pilares da justiça de gênero: redistribuição, reconhecimento e representação. Essas chaves conceituais são articuladas em categorias homônimas com o intuito de compreender a forma como os significados relativamente às demandas das mulheres africanas aparecem nos quatro relatórios produzidos nessas conferências. A pesquisa é baseada em um estudo aplicado com o mapeamento e a categorização dos relatórios por meio da análise de conteúdo. Verificou-se que há mais demandas ligadas a redistribuição e reconhecimento do que representação política das mulheres africanas.
Descrição: ONCAMPO, Locarine Udulciene Mendes. Representatividade das mulheres africanas nas Conferências Mundiais da Mulher (1975-1995). 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1918
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_locarineoncampo.pdf2020_mono_locarineoncampo.pdf451,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.