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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1946
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Antonio Jhonata de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T15:59:44Z | - |
dc.date.available | 2021-01-12T15:59:44Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, A; J. de Oliveira (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1946 | - |
dc.description | Lima, Antonio Jhonata de Oliveira. Estágio supervisionado e relações étnico-raciais: a construção do pedagogo na perspectiva de educação antirracista. 2019. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tece-se aqui uma discussão sobre o universo do estágio supervisionado, tratando concepções legais e aspectos teóricos que envolvem a construção da identidade docente, práxis, a sua não restrição a “hora da prática”, consolidação teórico-prática e a prática da pesquisa. Ou seja, defende-se que o estágio supervisionado deixou de lado a função de mero cumprimento burocrático para se ressignificar e adotar um sentido do campo de conhecimento epistemológico (PIMENTA e LIMA, 2006) com potencial para pesquisas, reflexões crítica, formações pessoais e como ferramenta de conscientização e mudança no cenário educacional, a nível curricular, de uma inclusão das relações étnico-raciais nas suas práticas, que permeiem o ensino superior para efetuar a mudança na educação básica. A partir disso, a presente pesquisa aborda as teorias críticas do currículo, no universo da licenciatura plena em Pedagogia, para o cumprimento do objetivo de discutir o estágio supervisionado como ferramenta de articulação da formação inicial antirracista de pedagogos. Metodologicamente, realiza-se uma revisão da literatura sobre estágios e formação de professores, além de ter se analisado o PPC do curso de Pedagogia da UNILAB (CE) e as ementas das componentes desse, em especial, aquelas ligadas ao estágio supervisionado, para compreender a formação de pedagogos na perspectiva antirracista. Os resultados da pesquisa comprovam-nos que as experiências nos estágios supervisionados determinados na matriz curricular do curso Pedagogia, firmam seu caráter potencial para a formação inicial antirracista de pedagogos e pedagogas, principalmente quando nos referimos ao modelo afrocêntrico presente no supracitado curso da UNILAB, que realiza desenvolve teoria e prática na consolidação formativa para a construção do pedagogo na perspectiva de educação antirracista. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Formação de pedagogos(as) | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado e relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.title.alternative | construção do pedagogo na perspectiva de educação antirracista | pt_BR |
dc.type | Final Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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