Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1960
Título: Um caminho alternativo para o som como ferramenta de ensino das ondas sonoras para surdos
Autor(es): Batista, Cristiano da Silva Batista
Palavras-chave: Física - Experiências
Ensino -Aprendizagem
Ondas sonoras
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, C da S. (2020)
Resumo: O aprendizado de Física apresenta desafios para muitos alunos do Ensino Médio e, quando neste processo estão envolvidos alunos com algum tipo de deficiência, os obstáculos podem ser maiores, sendo necessários estímulos diversos para facilitar a aprendizagem. Este trabalho, que possui uma abordagem qualitaviva, refere-se ao ensino do som para alunos com deficiência auditiva através de um experimento, conhecido como disco que toca no crânio, que possibilita a percepção sonora por meio da vibração dos ossos faciais. O objetivo principal foi de auxiliar a compreensão desse conteúdo para alunos surdos. Além do experimento, são apresentadas duas abordagens distintas do ensino de ondas sonoras para dois grupos de alunos com deficiência auditiva. Os resultados mostraram que o experimento proporcionou um caminho sonoro alternativo para a maior parte dos estudantes, permitindo que percebessem o som de uma música e tivessem momentos de muita surpresa e entusiasmo, e que uma abordagem mais interativa e próxima da realidade é muito importante para a aprendizagem de alunos com deficiência auditiva.
Descrição: Batista, Cristiano da Silva . Um caminho alternativo para o som como ferramenta de ensino das ondas sonoras para surdos. 2020. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Física, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1960
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANO DA SILVA BATISTA - Mono.pdf2020_mono_cdasbatista.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.