Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1968
Título: Políticas públicas de acessibilidade e inclusão: um estudo com cadeirantes no bairro Rótula de Cajazeiras 10 em Salvador
Autor(es): Borges, Lon Martin de Jesus Silva
Palavras-chave: Política pública
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade - Cajazeiras 10 (Salvador, BA)
Data do documento: 6-Jun-2020
Citação: BORGES, L. M. J. S. (2020)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos cadeirantes em relação à acessibilidade na rota de Cajazeira em Salvador-Bahia. Quanto aos objetivos específico, propõe-se: Identificar as políticas públicas de acessibilidade da prefeitura; analisar a geografia e a mobilidade do bairro; apresentar a legislação que ampara o deficiente físico, como delimitação geográfica foi escolhida a região de Cajazeiras X, bairro no município de Salvador, Bahia. A metodologia traz uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário com 10 cadeirantes, um líder comunitário e a subprefeita do bairro. O estudo revelou que existem normas e legislação específicas para a estruturação e adaptação desses espaços aos usuários cadeirantes, porém na prática, há uma clara distinção dos acessos por causa de desvios inadequados e usos indevidos desses locais. Conclui-se que o ambiente analisado pode melhorar sob a atuação conjunta dos órgãos públicos, associação de moradores e a comunidade num projeto municipal que atenda essa classe minoritária.
Descrição: BORGES, Lon Martin de Jesus Silva. Políticas públicas de acessibilidade e inclusão: um estudo com cadeirantes no bairro Rótula de Cajazeiras 10 em Salvador. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1968
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_lonborges.pdf2020_mono_lonborges.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.