Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1971
Título: Utilização do jogo didático, Ceará Elementar, como instrumento auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Tabela Periódica
Autor(es): Camêlo, Andressa Maria Tavares
Palavras-chave: Química-Estudo e ensino
Josgos didáticos
Metodologias alternativas
Tabela periódica
Data do documento: 2019
Citação: CAMÊLO, Andressa Maria
Resumo: A Química no ensino médio é vista com bastante dificuldade pelos alunos, e o assunto Tabela Periódica é um dos mais temidos por possuir conceitos abstratos considerados difíceis de entender. Utilizar metodologias alternativas no ensino de Química que façam relação com o cotidiano é uma estratégia para colaborar no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que essas metodologias se mostram eficientes no desempenho dos alunos. Jogos didáticos são ferramentas auxiliares utilizadas para que o aluno consiga relacionar a Química com o dia a dia, fazendo com que os mesmo absorvam e fixem os conteúdos de maneira eficiente, sem que precisem se preocupar em memorizar conceitos. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo fazer a utilização do jogo didático “Ceará Elementar” para auxiliar os estudantes de duas turmas do primeiro ano do ensino médio da Escola X e duas turmas do terceiro ano do ensino médio da Escola Y a compreender conceitos relacionados a Tabela Periódica. Esse tema foi selecionado por ser um assunto da atualidade, pois 2019 é considerado o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Foi utilizada a pesquisa quali-quantitativa, em que foram realizadas observações, levantamento de dados pela aplicação de questionários, e a confecção e aplicação de um jogo de cartas como forma facilitadora de ensino. A aplicação do jogo resultou no despertar do interesse dos alunos pela disciplina de química e também ocasionou suas respectivas participações nas salas de aula. No final do trabalho foi possível perceber que o jogo didático “Ceará Elementar” serviu como incentivo aos alunos, em buscarem a fixação dos conteúdos através de atividades lúdicas.
Descrição: CAMÊLO, Andressa Maria Tavares. Utilização do jogo didático, Ceará Elementar, como instrumento auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Tabela Periódica. 2019. 53f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1971
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andressa - Versão Final.pdf2019_amtcamelo.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.