Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1974
Title: Colonialidade tóxica, descarte do lixo global e contra-narrativas socioambientais em África: uma análise das Convenções de Basiléia e de Bamako
Authors: Bathillon, Aldine Valente
Keywords: África - Colonialismo
Convenção de Basiléia
Convenção de Bamako
Geopolítica - África
Política ambiental - África
Issue Date: 13-Dec-2019
Citation: BATHILLON, A. V. (2019)
Abstract: A presente monografia pretende fazer uma análise crítica da Convenção de Basiléia enquanto uma arena de disputa que explicita a persistência do colonialismo presente na atual geopolítica ambiental mundial, e da Convenção de Bamako enquanto um contraponto importante para a proibição da importação de lixos perigosos para África. Constata-se a necessidade de contra-narrativas epistemológicas socioambientais e geopolíticas que sejam capazes de perceber e analisar as dinâmicas socioambientais no continente africano. O desigual poder de poluir e o exercício dele sobre territórios antes subjugados pela colonização revelam um ciclo vicioso que se perpetua nas negociações de acordos mundiais estratégicos. Para além de revisão bibliográfica, recorreu-se à análise documental dos textos das duas convenções e das decisões aprovadas nas suas Conferências das Partes (COPs).
Description: BATHILLON, Aldine Valente. Colonialidade tóxica, descarte do lixo global e contra-narrativas socioambientais em África: uma análise das Convenções de Basiléia e de Bamako. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1974
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_mono_aldinebathillon.pdf2019_mono_aldinebathillon.pdf357,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.