Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1976
Título: Mestres do notório saber: as Rodas de Capoeira de Santo Amaro no Recôncavo Baiano
Autor(es): Bessa, Francisco Rodger
Palavras-chave: Capoeira - Santo Amaro (BA) - História
Capoeiristas - Recôncavo (BA)
Comunicação oral - Santo Amaro (BA)
Cultura afro-brasileira
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: BESSA, F. R. (2020)
Resumo: O presente artigo propõe compreender a transmissão de saberes nas Rodas de Capoeira, em especial através da oralidade, para tal, analisei documentários acerca dos saberes e práticas existentes nas rodas de capoeira, depoimentos, produções cinematográficas, participação em eventos, obras e pesquisas acadêmicas realizadas no campo desta manifestação afro brasileira, sobretudo no que se refere à Capoeira praticada em Santo Amaro, município localizado no Recôncavo Baiano no Estado da Bahia, região de extrema relevância histórica, política e econômica, onde despontaram grandes nomes da capoeira, além da figura mítica de Besouro Mangangá entre outros grandes mestres imortalizados nas narrativas populares.
Descrição: BESSA, Francisco Rodger. Mestres do notório saber: as Rodas de Capoeira de Santo Amaro no Recôncavo Baiano. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1976
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_arti_franciscobessa.pdf2020_arti_franciscobessa.pdf262,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.