Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1977
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Débora Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T19:03:31Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T19:03:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, D. M. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1977 | - |
dc.description | RIBEIRO, Débora Menezes. Impressões do corpo em sala de aula: experiência PIBID em São Francisco do Conde. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, apresentada para conclusão de curso busca relacionar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID em escola municipal de São Francisco do Conde-BA às concepções de corpo em dois âmbitos para refletir o estatuto do corpo na educação, as violências reproduzidas em sala de aula e as possibilidades da fenomenologia como proposta teórica para pensar as relações envolvidas nesse campo de análise. Além disso, mobiliza-se também o conceito de corpo abordando dois vieses: o sociológico, com David Le Breton e o subjetivo com Suely Rolnik. Através das estruturas sociais concernentes a todo grupo humano, as relações com o corpo são construídas tanto pela família, comunidade e escola e ganham sentido pelos gestos, expressões, comportamentos. No entanto, questionam-se atitudes reprodutoras de possíveis violências enfrentadas nesse âmbito social que, dentro de sala é revelada e amplificada por conta das práticas educacionais enraizadas na transmissão de conteúdos fragmentados e distantes da relação com o mundo vivido. Nesta pesquisa é mencionada também os impactos e contribuições na formação e construção da identidade profissional oportunizada pelos convívios, desde o inicial da graduação, com o ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Crianças e violência - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Esquema corporal em crianças - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Impressões do corpo em sala de aula: experiência PIBID em São Francisco do Conde | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_mono_deboraribeiro.pdf | 2020_mono_deboraribeiro.pdf | 384,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.