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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/199
Título: | A construção de saberes sobre o Rosal da Liberdade |
Título(s) alternativo(s): | um estudo de caso numa escola de Antônio Diogo, distrito de Redenção-Ce |
Autor(es): | Oliveira, Samara Araújo Pessoa de |
Palavras-chave: | Cultura Afro-Brasileira Lei 10.639/2003 Negro - Educação Redenção - CE- Educação |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | OLIVEIRA, S. A. P. de (2014) |
Resumo: | O presente trabalho acadêmico é um estudo de caso que envolve uma escola do município de Redenção a fim de saber se o projeto Rosal da Liberdade, realizado em dezoito escolas da rede municipal está sendo implantado e de que forma, como impõe a Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da temática Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo da educação básica pelos sistemas de ensino. Realizamos um estudo de caso em uma das escolas municipais envolvidas no projeto. Como dispositivos metodológicos realizamos uma oficina sob o tema gerador “A palavra é Rosal da Liberdade” com alunos de 6º a 9º ano que elaboraram cartazes expressando o que sabem sobre a realização do Rosal da Liberdade e as aprendizagens dele adquiridas. Desta estratégia de produção de dados fizemos análise plástica e conceitual dos quatro cartazes produzidos. No tocante ao olhar das docentes envolvidas na pesquisa, resolvemos aplicar um questionário intentando compreender mais sobre o projeto, seus limites e possibilidades e como as docentes estão envolvidas e sobre seus saberes acerca da Lei 10.639/2003. Ao analisarmos os dispositivos de discentes e docentes pudemos perceber detalhamentos acerca da execução do projeto Rosal da Liberdade, bem como o que vem sendo consolidado pedagogicamente no cotidiano escolar, assim como o quem sendo aprendido pelos discentes. A pesquisa pretende contribuir com a análise de projetos que objetivam a implementação da Lei 10.639/2003, como é o caso do Rosal da Liberdade na cidade de Redenção no estado do Ceará. |
Descrição: | OLIVEIRA, Samara Araújo Pessoa de. A construção de saberes sobre o rosal da liberdade: um estudo de caso numa escola de Antônio Diogo, distrito de Redenção – CE. 2014. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014 |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/199 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
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