Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/199
Título: A construção de saberes sobre o Rosal da Liberdade
Título(s) alternativo(s): um estudo de caso numa escola de Antônio Diogo, distrito de Redenção-Ce
Autor(es): Oliveira, Samara Araújo Pessoa de
Palavras-chave: Cultura Afro-Brasileira
Lei 10.639/2003
Negro - Educação
Redenção - CE- Educação
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, S. A. P. de (2014)
Resumo: O presente trabalho acadêmico é um estudo de caso que envolve uma escola do município de Redenção a fim de saber se o projeto Rosal da Liberdade, realizado em dezoito escolas da rede municipal está sendo implantado e de que forma, como impõe a Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da temática Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo da educação básica pelos sistemas de ensino. Realizamos um estudo de caso em uma das escolas municipais envolvidas no projeto. Como dispositivos metodológicos realizamos uma oficina sob o tema gerador “A palavra é Rosal da Liberdade” com alunos de 6º a 9º ano que elaboraram cartazes expressando o que sabem sobre a realização do Rosal da Liberdade e as aprendizagens dele adquiridas. Desta estratégia de produção de dados fizemos análise plástica e conceitual dos quatro cartazes produzidos. No tocante ao olhar das docentes envolvidas na pesquisa, resolvemos aplicar um questionário intentando compreender mais sobre o projeto, seus limites e possibilidades e como as docentes estão envolvidas e sobre seus saberes acerca da Lei 10.639/2003. Ao analisarmos os dispositivos de discentes e docentes pudemos perceber detalhamentos acerca da execução do projeto Rosal da Liberdade, bem como o que vem sendo consolidado pedagogicamente no cotidiano escolar, assim como o quem sendo aprendido pelos discentes. A pesquisa pretende contribuir com a análise de projetos que objetivam a implementação da Lei 10.639/2003, como é o caso do Rosal da Liberdade na cidade de Redenção no estado do Ceará.
Descrição: OLIVEIRA, Samara Araújo Pessoa de. A construção de saberes sobre o rosal da liberdade: um estudo de caso numa escola de Antônio Diogo, distrito de Redenção – CE. 2014. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/199
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Samara Araújo Pessoa de.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.