Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2006
Título: As experiências de trabalho para pessoas com autismo em Fortaleza: diálogo interdisciplinar entre o biológico e o social
Autor(es): Souza, Marcelo Franco e
Palavras-chave: Autismo
Trabalho
Juventude
Saúde mental
Data do documento: 4-Fev-2019
Citação: SOUZA, M. F. (2019)
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral pesquisar as experiências de trabalho para pessoas com autismo na cidade de Fortaleza-CE. Especificamente dialogar com jovens adultos autistas que estão se preparando para entrar na universidade, universitários ou recém formados, para, a partir das memórias de suas experiências de vida individuais e familiares, compreender o percurso de alguém com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao longo da vida e como tem sido seu acesso ao Mundo do Trabalho. Nesta pesquisa, a partir do diálogo por meio de entrevistas com autistas e instituições que os amparam, de um lado a descrição neurobiológica e neuropsicológica do TEA e por outro a problematização sociológica e psicológica como forma de entender quem são esses jovens e como estão relacionados ao Mundo do Trabalho atual. Entendendo, deste modo, que em Saúde Mental o método investigativo deve incorporar os conceitos de totalidade, historicidade, complexidade e contraditoriedade das formas materiais da vida em seus aspectos biopsicossociais. A pesquisa de campo foi conduzida através de entrevistas não estruturadas gravadas em áudio e, às vezes vídeo, e diário de campo, com base no referencial da Pesquisa de Estudo de Caso, com jovens que relataram suas histórias de desemprego, subemprego e as diversas dificuldades em adentrar no mundo do trabalho, revelando, como resultado através de histórias de vida, que a maioria dos jovens com TEA, não conseguem ter acesso ao mundo formal do trabalho e emprego.
Descrição: SOUZA, Marcelo Franco e. As experiências de trabalho para pessoas com autismo em Fortaleza: diálogo interdisciplinar entre o biológico e o social. 2019. 91 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2006
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO FRANCO E SOUZA Dissertação-Final.pdfMARCELO FRANCO E SOUZA Dissertação-Final.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.