Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2039
Título: Uma leitura de elementos representados no culto evangélico pentecostal procedentes das práticas culturais da umbanda
Autor(es): Silva, Francisco Rejanio de Sousa
Palavras-chave: Religião
Pentecostalismo
Umbanda
História cultura
Data do documento: 4-Fev-2020
Citação: SILVA, F. R. S. (2020)
Resumo: O propósito deste trabalho é fazer uma leitura de como elementos culturais próprios das celebrações da Umbanda são representados nas práticas religiosas de alguns segmentos evangélicos pentecostais. O pentecostalismo é um movimento religioso que tem sua origem nas Igrejas Protestantes dos Estados Unidos da América no final do século XIX e chega ao Brasil em 1910. Após alguns desdobramentos ao longo do século XX, hoje é representado no cenário evangélico por igrejas pentecostais tradicionais, como as Assembleias de Deus, grandes grupos neopentecostais, como a Igreja Universal do Reino de Deus e uma infinidade de pequenas agremiações pentecostais independentes. Esse último segmento evidencia-se por representar em suas práticas religiosas um conjunto de elementos cujas características se aproximam aos de religiões afro-brasileiras, em particular, a Umbanda, numa relação ambígua de negação e acolhimento. A pesquisa desenvolveu-se, principalmente, a partir da observação de celebrações de uma igreja pentecostal independente no município de Maracanaú-CE e em um Centro Espírita Umbanda no mesmo município; observou ainda as celebrações da Igreja Universal do Reino de Deus, de vertente neopentecostal, e de igrejas remanescentes do protestantismo histórico, além da análise de documentos históricos sobre os desdobramentos do protestantismo e da formação da cultura afro-brasileira. Espera-se, com este trabalho, trazer luz para as relações aparentemente incomuns, a um primeiro olhar, entre elementos de culturas religiosas tradicionalmente antagônicas e aprofundar o debate sobre as transformações socioculturais no espaço religioso, sobretudo entre religiões de narrativas divergentes, que por vezes implicam em constantes casos de racismo religioso.
Descrição: SILVA, Francisco Rejanio de Sousa. Uma leitura de elementos representados no culto evangélico pentecostal procedentes das práticas culturais da umbanda. 2020. 107 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2039
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO REJANIO DE SOUSA SILVA Dissertação.pdfFRANCISCO REJANIO DE SOUSA SILVA Dissertação.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.