Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Josélia Cruz da-
dc.date.accessioned2021-05-28T19:41:08Z-
dc.date.available2021-05-28T19:41:08Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.identifier.citationSILVA, J. C. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2041-
dc.descriptionSILVA, Josélia Cruz da. Compreensão leitora e o texto verbo imagético: um estudo de caso na escola José Joacy Pereira. 2019. 107 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractObjetiva-se verificar a contribuição do texto verbo-imagético como elemento discursivo colaborador para construção da compreensão leitora do aluno. Para análise da construção interpretativa pautaremos em estratégias de leitura, inferências, horizontes de compreensão, conhecimentos prévios e elementos multimodais (sons, imagens, cores), que precisam ser trabalhados para o aluno atingir a compreensão leitora desejada na leitura de um texto. Os pressupostos teóricos dessa pesquisa se apoiam no estudo de Kato (1985), Alliende (1987), Solé (1998), Kleiman (2007), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2013), Oliveira (2014), no campo da compreensão leitora; e no de Kress e Van Leeuwen (2004), Dionísio (2011), no campo da Gramática do Design Visual – GDV. A base metodológica desse estudo se apoia na pesquisa-ação, pois tem o intuito de produzir conhecimento para uma aplicação prática. No seu desenvolvimento utilizamos atividades de natureza intervencionista que foram aplicadas em uma turma de 1º ano do ensino médio em uma escola pública do município de Aratuba-Ce. A partir das análises das sequências didáticas realizadas, observou-se que os alunos desenvolveram a compreensão leitora através dos trabalhos didáticos com textos verbo-imagéticos associados aos estímulos dos elementos através do conhecimento prévio, das inferências, das estratégias de leituras e horizontes de compreensão, junto aos direcionamentos dos professores essas ações foram identificadas como recursos colaboradores para construção da compreensão leitora pelos discentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVerbo imagéticopt_BR
dc.titleCompreensão leitora e o texto verbo imagético: um estudo de caso na escola José Joacy Pereirapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉLIA CRUZ DA SILVA Dissertação.pdfJOSÉLIA CRUZ DA SILVA Dissertação.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.