Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2042
Título: Unidade africana em Mário Pinto de Andrade e em Amílcar Cabral: cultura e revolução nas reflexões e experiências dos intelectuais e líderes africanos
Autor(es): Oliveira, Wendel Damasceno
Palavras-chave: Cultura - Conceito
Revolução - Conceito
Unidade africana
Data do documento: 30-Jan-2020
Citação: OLIVEIRA, W. D. (2020)
Resumo: Este trabalho possui como objeto de estudo as formulações teóricas de Mário Pinto de Andrade e de Amílcar Cabral, respectivamente, duas lideranças políticas do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) no que se referem as suas concepções sobre unidade africana, cultura e revolução elaboradas no contexto de emergência da luta de libertação nacional das ex-colônias portuguesas, conquistadas a partir da década de 1970. A problemática do estudo é identificar quais os elementos de convergência e de divergência encontradas nas reflexões de Amílcar Cabral e de Mário Pinto de Andrade, relacionados aos conceitos de cultura e de revolução, tendo como objetivo geral compreender como esses conceitos foram elaborados a partir da experiência dos congressos internacionais e propostas políticas relacionadas com a necessidade de reflexão sobre a unidade africana. Este trabalho se justifica pela necessidade de valorização das iniciativas africanas, seja a partir de um olhar dos indivíduos, ou grupos, ou classes e ou povos, no processo de libertação nacional das ex-colônias portuguesas, questionando assim o problemático conceito historiográfico de ―descolonização africana‖, elaborado pelos agentes sociais que perpetraram o imperialismo e o colonialismo no século XIX e XX.
Descrição: OLIVEIRA, Wendel Damasceno. Unidade africana em Mário Pinto de Andrade e em Amílcar Cabral: cultura e revolução nas reflexões e experiências dos intelectuais e líderes africanos. 2020. 131 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2042
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WENDEL DAMASCENO OLIVEIRA Dissertação.pdfWENDEL DAMASCENO OLIVEIRA Dissertação.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.