Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2043
Título: A sustentabilidade no ensino da matemática: um estudo de caso em uma escola de ensino médio em tempo integral localizada em Acarape/CE
Autor(es): Oliveira, Vanesca Almeida de
Palavras-chave: Matemática
Sustentabilidade
Prática de ensino
Ensino médio
Data do documento: 28-Out-2020
Citação: OLIVEIRA, V. A. (2020)
Resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa definida através de um estudo de caso, objetiva compreender os elementos que permeiam as práticas pedagógicas em sala de aula do professor de Matemática do Ensino Médio voltadas para uma consciência sustentável. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Matemática em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Acarape, no interior do Ceará. Para a coleta de dados foram utilizadas: i) entrevistas semiestruturadas; ii) observações diretas em sala de aula; iii) análise do plano curricular e do livro didático (nos conteúdos que foram utilizados durante as observações). Os resultados do estudo apontam que 64,7% das competências e habilidades presentes no plano curricular permitem que sejam trabalhadas as questões ambientais, no entanto os livros didáticos de Matemática utilizados pelos docentes não possibilitam trabalhar as questões ambientais e/ou sustentáveis. Os docentes lecionavam aulas repletas de tradicionalismo e se aproximam da temática ambiental/sustentável através de exercícios contextualizados, mas se distanciam por não discutirem a temática. Foi observado que os docentes, em sua maioria, têm conhecimento sobre o termo interdisciplinaridade e sustentabilidade, mas não sabem dar significância aos termos em suas práticas pedagógicas. Por fim, a temática sustentável não se fez presente nas aulas de Matemática, por diversas razões, que estão atreladas principalmente à dificuldade dos docentes de refletirem sobre o desenvolvimento de aulas que envolvam diversas questões e temáticas sem deixar de lado o conteúdo específico da disciplina.
Descrição: OLIVEIRA, Vanesca Almeida de. A sustentabilidade no ensino da matemática: um estudo de caso em uma escola de ensino médio em tempo integral localizada em Acarape/CE. 2020. 103 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2043
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESCA ALMEIDA DE OLIVEIRA Dissertação.pdfVANESCA ALMEIDA DE OLIVEIRA Dissertação.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.