Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2048
Título: Ternos pitagóricos e quase pitagóricos
Autor(es): Assis, Francisco Otacílio Silva
Palavras-chave: Matemática - Estudo em ensino
Lei dos cossenos
Teorema de Pitágoras
Ternos pitagóricos
Data do documento: 30-Set-2020
Citação: ASSIS, F. O. S. (2020)
Resumo: Nesse trabalho, temos como finalidade realizar um estudo relacionado às soluções com coordenadas naturais de equações do tipo x2 = y2 + z2 – 2ryz com r racional pertencente ao intervalo (-1; 1), designadas por ternos quase pitagóricos. Essa equação aparece, por exemplo, aplicando a lei dos cossenos a um triângulo que possui x; y e z como medidas de seus lados e r como cosseno do ângulo interno oposto ao lado de comprimento x. Faremos a apresentação de expressões que fornecem números naturais que satisfazem tal equações, mostrando assim, que a partir de um ângulo convexo com cosseno racional, podemos sempre construir triângulos, cujos lados possuem medidas inteiras. Por fim, faremos uma análise sobre o estudo dos ternos quase pitagóricos, conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular, buscando identificar de que forma este assunto poderá contribuir com o estudo da Matemática no ensino básico.
Descrição: FREITAS FILHO, Adail Boa de. Probabilidade: uma proposta à luz da BNCC. 2020. 53 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2048
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO OTACÍLIO SILVA ASSIS Dissertação.pdfFRANCISCO OTACÍLIO SILVA ASSIS Dissertação.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.