Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2062
Título: A interiorização do ensino superior e as experiências de mudança nos interiores do Brasil: o caso de Acarape e Redenção.
Autor(es): Té, Numna
Palavras-chave: Ensino superior - Aspectos sociais - Ceará
Educação - Ceará
Desenvimento econômico - Efeitos da educação
Data do documento: 5-Fev-2021
Citação: TÉ, N. (2021)
Resumo: Analisa as experiências de mudança que vêm ocorrendo nas referidas localidades na última década. Toma-se como referência o momento em que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi implantada (esta Universidade é resultado da ação do projeto da interiorização e internacionalização do Ensino Superior brasileiro). Em decorrência dessa implantação, constatamos que há sucessivas vindas e o estabelecimento dos seus agentes, principalmente os estudantes internacionais que se estabelecem temporariamente para fins acadêmicos. A estadia desses agentes nesses municípios desencadeou por um lado a concorrência quanto à ocupação das residências. O que motivou os proprietários a requalificarem e construírem novos imóveis. Por outro lado, a pesquisa constatou que esses agentes ampliaram e variaram o consumo dos produtos da primeira necessidade. Essas conjunturas motivaram a disparada no preço dos aluguéis e dos produtos da primeira necessidade. Em torno disso, os antigos moradores das duas cidades começaram a assistir a uma nova configuração do modo de vida social e cultural que vem sucedendo e alterando o anterior, considerado razoável às pessoas menos favorecidos financeiramente que habitavam e/ou ainda habitam nos bairros Centrais de Acarape e Redenção. Assim, constatamos que essa situação e a diferença sociocultural vêm interferindo na convivência e intensificando o clima de conflitos entre os antigos moradores e os recémchegados estudantes internacionais. Nesse contesto, trabalhamos com o objetivo de entender o modo como o processo dinâmico de mudança tem se insinuado no cotidiano dos antigos moradores. Também estudamos as formas como os antigos moradores e recém-chegados estudantes se inter-relacionam nesse contexto das mudanças sociais e culturais. Para tanto, usamos um método clássico da pesquisa de campo, a observação participante e suas técnicas para atingir nossos objetivos. A análise das informações obtidas no campo sinalizou que há mudanças em curso e que há conflitos sociais decorrentes do encontro entre antigos moradores e estudantes, entre outros fatores sociais. Concluímos sugerindo que a universidade foi concebida como um projeto de desenvolvimento, mas que o lugar dos antigos moradores não foi pensado.
Descrição: TÉ, Numna. A interiorização do ensino superior e as experiências de mudança nos interiores do Brasil: o caso de Acarape e Redenção. 2021. 112 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Antropologia) – Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2062
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUMNA TÉ Dissert..pdfNUMNA TÉ Dissert..pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.