Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2067
Título: As experiências de precarização do trabalho dos agentes comunitários de saúde do município de Fortaleza – CE
Autor(es): Lima Junior, Helio Castro
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde
Precarização do trabalho
Data do documento: 2020
Citação: LIMA JUNIOR, H. C. (2020)
Resumo: A presente dissertação tem o objetivo de analisar as experiências de precarização do trabalho dos agentes comunitários de saúde do município de Fortaleza - CE, em suas ações interdisciplinares na comunidade. A pesquisa parte do processo histórico da criação da categoria profissional na referida cidade, a conjuntura política do Estado do Ceará, bem como os debates políticos realizados naquele momento e a efetivação da categoria através do governo federal. É descrito o mundo do trabalho dos agentes comunitários de saúde em Fortaleza através das informações de como e quantos são os atendimentos realizados pelo trabalhador, o ambiente de trabalho e suas condições de moradia e insalubridade da micro área localizada na cabeceira do Rio Ceará, estando diretamente relacionado ao desempenho do agente. Questões relacionadas à saúde e às doenças que acometem os agentes também são pautados na pesquisa. A organização sindical também é tema desta dissertação em que são descritas as três instituições que representam a categoria que (des)organizam a luta sindical dos agentes comunitários de saúde em Fortaleza. Por fim é analisado o perfil salarial e econômico da categoria.
Descrição: LIMA JUNIOR, Helio Castro. As experiências de precarização do trabalho dos agentes comunitários de saúde do município de Fortaleza – CE. 2020. 114 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2067
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELIO CASTRO LIMA JUNIOR Disser.pdfHELIO CASTRO LIMA JUNIOR Disser.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.