Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2077
Título: A participação do usuário no Conselho Municipal: implicações no processo de emancipação do sujeito na gestão da política pública de Assistência Social de Maracanaú/CE
Autor(es): Sales, Alexandra Andrada
Palavras-chave: Assistência Social
Democracia
Sofrimento ético-político
Data do documento: 30-Abr-2018
Citação: SALES, A. A. (2018)
Resumo: O objetivo desta pesquisa que se propõe compreender a participação dos usuários no Conselho Municipal e suas implicações no processo de emancipação do sujeito na gestão da Política Pública de Assistência Social de Maracanaú/CE. Nesta relação entre participação e emancipação, conhecer o que mobilizou usuários a assumirem assento no Conselho Municipal de Assistência Social de Maracanaú, desde sua criação em 1995 até o ano de 2017, tornou-se instigante. Identificar quais as bases organizativas que fomentaram a participação dos usuários no Conselho Municipal de Assistência Social de Maracanaú (CMAS); quais afetos os mobilizaram a participar; como o próprio usuário qualifica sua participação no CMAS; e como se enxergam no exercício da função de conselheiro são questões desta investigação. Como percurso metodológico foi realizado pesquisa documental, bibliográfica e hemeroteca. Outro recurso metodológico utilizado foi a aplicação da parte qualitativa do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA) adaptado à temática deste trabalho, como forma de apreender o significado e sentido da participação para os entrevistados, considerando a subjetividade e a afetividade do sujeito. Associado ao IGMA foi aplicado um roteiro de entrevista semi-estruturado. O objetivo foi de integrar o âmbito do político com o psicológico, compreendendo que o sentido da subjetividade abrange o sistema de sentidos e que se constrói no limiar do social com o individual. Como resultado, observou-se que a relação entre subjetividade e afetividade com a política se dá na cotidianidade da trajetória de participação efetiva do usuário.
Descrição: SALES, Alexandra Andrada. A participação do usuário no Conselho Municipal: implicações no processo de emancipação do sujeito na gestão da política pública de Assistência Social de Maracanaú/CE. 2018. 174 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2077
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRA ANDRADE SALES Dissertação.pdfALEXANDRA ANDRADE SALES Dissertação.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.