Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2080
Título: Entre Indícios e Vestígios dos Tempos da Ditadura Civil Militar em Parnaíba-PI
Autor(es): Ricardo, Elisângela Maria
Palavras-chave: Ditadura - Brasil - História - Sec. XX
Inquérito
Paradigma indiciário
Ditadura civil militar
Subversivos
Data do documento: 2018
Citação: RICARDO, E. M. (2018)
Resumo: O presente texto trata-se de uma investigação interdisciplinar em humanidades, na qual se utilizou como fio condutor os pressupostos epistemológicos do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) para pesquisa e escrita da dissertação do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Lusofonia AfroBrasileira – UNILAB. Nosso objetivo geral compreendeu a análise do Inquérito Policial Militar em Parnaíba – PI, processo crime contra o Estado e a Ordem Política e Social, instaurado após o Golpe Civil-Militar ocorrido no Brasil em 01 de abril de 1964, mediante as pistas e vestígios deixados à margem da história oficial contada pela classe dominante, para averiguar o que levou estudantes e sindicalistas a serem considerados subversivos. Inspirados em Ginzburg (1989), o qual analisou meticulosamente o processo crime de Menocchio, moleiro friulano queimado por ordem do Santo Ofício durante a Inquisição, analisamos o IPM, seguindo as pistas e vestígios infinitesimais deixados nas minúcias do processo, contrapondo dialeticamente com as narrativas do tempo presente de Ademir Alves de Melo, um dos 34 indiciados do IPM, acusado de subversão à ordem política social. Confirmando a importância do trabalho com a História Oral, uma vez que os sujeitos excluídos pela ―História Oficial‖ dos IPMs têm a possibilidade de narrar suas memórias contra-hegemônicas (GRAMSCI, 1979) e desta forma, ―[...] escavando os meandros dos textos, contra as intenções de quem os produziu, podemos fazer emergir vozes incontroladas‖ (GINZBURG, 2007, p. 11), sobre as possíveis outras histórias da Ditadura Civil-Militar em Parnaíba-PI. E, assim como os processos foram notoriamente esquadrinhados pelos militares, reanalisar e aliar os respectivos à história oral daqueles que contribuíram para construção dos fatos naquele período, colaborando com o debate político de disputa da memória dos tempos da Ditadura Civil-Militar em Parnaíba-Piauí, evidenciando que sindicalistas e estudantes foram considerados subversivos, por serem ativos na luta travada entre a classe trabalhadora e o Capital.
Descrição: RICARDO, Elisângela Maria. Entre Indícios e Vestígios dos Tempos da Ditadura Civil Militar em Parnaíba-PI. 2018 181 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2080
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISANGELA MARIA RICARDO Dissertação .pdfELISANGELA MARIA RICARDO Dissertação .pdf5,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.