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dc.contributor.authorSouza, Maria de Cleofas Silva-
dc.date.accessioned2021-07-02T13:19:30Z-
dc.date.available2021-07-02T13:19:30Z-
dc.date.issued2019-05-20-
dc.identifier.citationSOUZA, M. C. S. (2019)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2083-
dc.descriptionSOUZA, Maria de Cleofas Silva. Formação docente e interculturalidade no contexto do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC: uma análise a partir da perspectiva das professoras alfabetizadoras do município de Aracoiaba-CE 2019. 92 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.pt_BR
dc.description.abstracto presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades da formação docente e da perspectiva intercultural nos contextos teóricos e práticos do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC e da prática docente em sala de aula, em três escolas de ensino fundamental do município de Aracoiaba-CE (2007-2019). A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, numa perspectiva interdisciplinar, devido à complexidade do objeto de estudo, tendo como arcabouço teórico os seguintes autores: Minayo (1994) e Galeffi (2009). Para isso, utilizou-se como ferramenta o estudo de caso, com base nos autores Chizzotti (2014) e Yin (2001). O método de coleta de dados foi a entrevista, que teve apoio em Gil (2007). Para discutir a formação docente, Imbernón (2010), Gatti (2011), Saviani (2009), Freitas (2014), Pimenta (2000), Marin (1995), Martins (2014), Nóvoa (2016), entre outros. Para refletir sobre a interculturalidade, os estudos de Quijano (2000), Santos (2009), Walsh, (2009, 2010) e Candau (2010, 2014). A pesquisa revelou que a proposta de formação contínua do PAIC é considerada pelos professores muito importante para a melhoria da prática pedagógica. O estudo mostrou ainda que o programa não traz dentro das formações a diversidade cultural, no sentido de problematizar, discutir ou propor um trabalho sistematizado. Porém, o Eixo do Leitor aponta para uma possibilidade de diálogo entre as culturas com as coleções de paradidáticos Paic Prosa e Poesia, que possuem histórias que podem contribuir nesse sentido, pois abordam temas regionais como a figura do vaqueiro, Dragão do Mar, o índio e cajueiro. Esse eixo traz também a temática africana e foi muito citada pelas docentes como uma maneira de trabalhar a cultura.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectInteração culturalpt_BR
dc.titleFormação docente e interculturalidade no contexto do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC: uma análise a partir da perspectiva das professoras alfabetizadoras do município de Aracoiaba-CE 2019pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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