Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2092
Título: As Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante - EEEPS: experiências de formação integral a partir do habitus docente no Ceará.
Autor(es): Vieira, Miqueias Miranda
Palavras-chave: Ensino profissional - Ceará
Formação humana integral
Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEPs) - Ceará
Trabalho docente
Habitus docente
Data do documento: 24-Jan-2019
Citação: VIEIRA, M. M. (2019)
Resumo: Nesse estudo buscamos refletir como a formação integral é pensada/ construída por docentes em 2 EEEPs (Redenção e Pacatuba) no Ceará. As escolas pesquisadas foram selecionadas pelo fato de ofertarem a integralização desde 2008 e por sua maior proximidade da capital Fortaleza. Problematizamos: Como a formação integral – humanística e técnica – é possível dentro da realidade escolar nas EEEPs implementadas? Quais os desafios/implicações/motivações dessa modalidade no ensino médio a partir do habitus docente e escolar?. Nosso posicionamento epistemológico e teórico-metodológico parte da análise complexa e fenomenológica (TRIVIÑOS, 1987; MORIN, 2005; MACEDO; et. al, 2005; MELUCCI, 2005), utilizando de entrevistas semiestruturadas para compreender o habitus que se constrõe nas experiências das EEEPs (BOURDIEU, 1983). Discorremos sobre a formação integral na educação (PARO, 1999; FRIGOTTO, 2001; SAVIANI, 2003; KUENZER, 2005; GADOTTI, 2009), os diálogos entre educação e trabalho no ensino médio (GENTILI, 1995; SAVIANI, 2007; KUENZER, 2004; MOLL, 2009; CIAVATTA, 2005; RAMOS, 2011) e caminhos dados para a integralização no ensino médio (SAVIANI, 2008; KRAWSYK, 2011, FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2012). Como resultados de pesquisa, os/as docentes pesquisados assimilam a formação integral numa aferição multidimensional e reflexiva dos estudantes, tomando o mundo do trabalho como finalidade e o diálogo direcionado para o mercado de trabalho e ensino superior. Esses/as apontam o trabalho como princípio pedagógico, evidenciando a integralização no ensino médio para amadurecimento dos/as estudantes diferenciarem e inserirem no mercado de trabalho. A integralização aponta implicações positivas para o trabalho docente, como desafio e diferencial na carreira, flexibilidade de atuação em disciplinas diversificadas e trabalho com projetos interdisciplinares e relações interpessoais pelo tempo de trabalho. E negativo pela hierarquização entre áreas, a dinâmica e tempo de trabalho e as pressões externas por resultados, bem como os resultados a nível Enem e Spaece. Concluímos que as experiências de formação integral imprimem diversas influências para o trabalho e identidades docentes nas EEEPs, na proporção em que as escolas Cearenses evidenciam novas configurações do trabalho integrado a dinâmica do ensino médio.
Descrição: Vieira, Miqueias Miranda. As Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante - EEEPS: experiências de formação integral a partir do habitus docente no Ceará. 2019. 169 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2092
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIQUEIAS MIRANDA VIEIRA Dissertação (1).pdfMIQUEIAS MIRANDA VIEIRA Dissertação (1).pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.