Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2094
Título: Compreendendo as dinâmicas e desafios das organizações da sociedade civil na Guiné-Bissau: uma análise da PLACON GB
Autor(es): Dem, Alassana
Palavras-chave: Participação política - Guiné-Bissau
Plataforma de Concertação das ONGs Nacionais e Internacionais (Guiné-Bissau) - Estudos de caso
Sociedade civil - Guiné-Bissau
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: DEM, A. (2021)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as dinâmicas e desafios das organizações da sociedade civil guineense, tendo o escopo à análise da Plataforma de Concertação das ONGs Nacionais e Internacionais na Guiné-Bissau (PLACON). Partindo da acepção de que na maioria parte dos países africanos, e especialmente na Guiné-Bissau, a noção da sociedade civil pode ser percebida a partir da heterogeneidade, política e cultural, com posturas sociais diferentes, atrelados num bojo de disputas e conflitos políticos da natureza distinta. Nesse sentido, analisaremos os dados da consolidação de organizações da sociedade civil guineense por meio da análise dos dados da PLACON-GB. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uso de técnicas de revisão bibliográfica e estatística exploratória. A construção do banco de dados com informações da PLACON-GB permitiu a confirmação da análise presente na literatura sobre a organização da sociedade civil, destacados quatro períodos. Esses períodos são: o primeiro destaca inicio dos anos 1980 a metade dos anos 1990; o segundo período aponta a guerra de 7 de junho de 1998; o terceiro período compreende ao golpe de Estado em 2012 e quarto período remeteria a formulação do plano terra ranka em 2014.
Descrição: DEM, Alassana. Compreendendo as dinâmicas e desafios das organizações da sociedade civil na Guiné-Bissau: uma análise da PLACON GB. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2094
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_alassanadem.pdf2021_arti_alassanadem.pdf561,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.