Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2102
Título: A ludicidade como recurso pedagógico no processo de ensino/aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Anjos, Lindinalva Jesus dos
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - São Francisco do Conde (BA)
Ensino - Metodologia
Jogos educativos
Data do documento: 12-Abr-2021
Citação: ANJOS, L. J. (2021)
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a analisar a ludicidade como recurso pedagógico no ensino de Jovens e Adultos. Defende que a ludicidade é uma das tendências que ativa os sentidos da aprendizagem, sendo um possível método de ensino que dialoga com as relações socioculturais dos sujeitos e os ensinos escolares. A pesquisa teve como base metodológica a abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento para a coleta das informações o questionário, realizado com três professoras atuantes no ensino na EJA na cidade de São Francisco do Conde-BA. Conclui-se que a ludicidade, como recurso nas práticas de ensino na EJA transformam maneiras de ensinar e de aprender, viabilizando nos alunos estímulos favoráveis que como consequência os auxiliam na compreensão dos conteúdos abordados. O lúdico, também é uma ação que já faz parte da cultura dos sujeitos, sendo assim favorece as contextualizações dos conhecimentos com o seu meio e consigo mesmo. Deste modo é sempre importante chamar a atenção para entender que os recursos lúdicos não são apenas recreativos, mas sim conduta séria que envolvem sujeitos em descobertas que dão sentido a novos aprendizados.
Descrição: ANJOS, Lindinalva Jesus dos. A ludicidade como recurso pedagógico no processo de ensino/aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2102
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_lindinalvaanjos.pdf2021_mono_lindinalvaanjos.pdf442,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.