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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2105
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Almeida, Silvana da Silva Santana de | - |
dc.contributor.author | Timbane, Alexandre António | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T18:51:19Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T18:51:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, S. S. S.; TIMBANE, A. A. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2105 | - |
dc.description | ALMEIDA, Silvana da Silva Santana de; TIMBANE, Alexandre António. A língua e a cultura africanas na educação brasileira: Costa da Mina, o nosso berço. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Refletir sobre uma educação de qualidade no Brasil não basta ter bons manuais e escolas apetrechadas sem que haja conteúdos que “libertem” a mente do eurocentrismo. A Lei Federal nº 10.639/2003 trouxe uma boa contribuição, mas é necessário reconhecer historicamente, a Bahia que recebeu influências fortes das tradições africanas vindas de Costa Mina. A pesquisa visa analisar a situação das línguas e das culturas e sua relação com a educação brasileira. Explicam-se os contextos da formação do povo brasileiro e depois estabelece as relações entre língua, a cultura e a educação visando combater o preconceito e oferecer caminhos para uma educação formal que não se distancie da história e das línguas africanas porque elas carregam a cultura. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica que busca discutir fenômenos e teorias por meio de uma análise qualitativa. Da pesquisa se conclui que a formação do Brasil se deve em grande parte da contribuição dos povos da Costa de Mina. É importante buscar as línguas e as culturas desses povos para compreender como é a nossa cultura. Há que valorizar a Lei nº 10639/2003 e a introdução de uma pedagogia culturalmente sensível que não valoriza apenas a cultura hegemônica do aluno, mas também a história e as tradições dos povos africanos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil - Influências africanas | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e cultura - Costa da Mina | pt_BR |
dc.title | A língua e a cultura africanas na educação brasileira: Costa da Mina, o nosso berço | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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