Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2113
Título: Política e religião no Reino do Congo (Séculos XV-XVI): Dom Afonso I, o rei “convertido”
Autor(es): Francisco, José Mateus
Palavras-chave: Congo, Reino do - História - Séc. XV - Séc. XVI
Congo, Reino do - Política e governo
Congo, Reino do - Religião - Séc. XV - Séc. XVI
Data do documento: 13-Abr-2021
Citação: FRANCISCO, J. M. (2021)
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar a ação política e religiosa no reino do Congo, bem como a atuação do rei Dom Afonso I depois da que foi tida como sua conversão ao cristianismo. Concomitantemente, procuraremos analisar como a religião serviu de instrumento de legitimação do poder no reino e de certas ações do monarca congolês quando assumiu o trono depois da morte de seu pai. O reinado de Mbemba-a-Nzinga ou Dom Afonso I é a ponta do iceberg para se compreender a ação política e missionária levada a cabo pelos agentes portugueses instalados neste reino. Foi neste reinado onde se intensificaram as relações entre a coroa portuguesa e a congolesa, principalmente no reinado de Dom Manuel I de Portugal. Nestas relações, Portugal experimenta dar uma nova roupagem nas estruturas políticas e religiosas do reino do Congo e ensaia narrativas fundacionais, a fim de inseri-lo no conjunto das monarquias europeias e constituir-se, por meio deste, como unidade privilegiada.
Descrição: FRANCISCO, José Mateus. Política e religião no Reino do Congo (Séculos XV-XVI): Dom Afonso I, o rei “convertido”. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2113
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_josefrancisco.pdf2021_arti_josefrancisco.pdf460,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.