Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2142
Título: Intervenções educativas na autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil em Redenção, Ceará.
Autor(es): Melo, Francisca Mayra de Sousa.
Palavras-chave: Diarreia em crianças
Autoeficácia
Tecnologia educacional
Diaarreia infantil
Data do documento: 28-Fev-2018
Citação: MELO, F. M. S. (2018)
Resumo: o objetivo do estudo foi avaliar o efeito do uso de intervenções educativas para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil no município de Redenção-CE. Realizou-se estudo experimental do tipo Ensaio Clínico Randomizado com quatro grupos: vídeo educativo; cartilha educativa; vídeo e cartilha educativa e comparação. Foi realizado em quatro Unidades de Atenção Primária à Saúde da cidade de Redenção-CE. A população foi composta por mães de crianças menores de cinco anos de idade, com amostra final de 280 participantes. Para a coleta de dados utilizou-se a Escala de Autoeficácia para prevenção de Diarreia infantil, um formulário socioeconômico e um formulário reduzido para investigação da diarreia por contato telefônico. Os grupos formados foram comparados na linha de base e após dois meses da intervenção, utilizando-se o teste Qui-quadrado (variáveis categóricas) e o teste não paramétrico Mann-Whitney (variáveis contínuas), considerando um alfa crítico de 0,05. Além disso, foram realizados os testes para comparação dos grupos por meio do Teste Qui-quadrado de Pearson e de McNemar. Para comparação entre os momentos, dentro de cada grupo utilizou-se o Teste Mann-Whitney; e para a comparação entre os grupos, de acordo com o momento, o Teste Kruskal-Wallis. Por fim, procedeu-se ainda a Razão de Chances, no que diz respeito à ocorrência de episódios diarreicos de acordo grupos/comparação após intervenções educativas.
Descrição: MELO, Francisca Mayra de Sousa. Intervenções educativas na autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil em Redenção, Ceará. 2018. 99 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2142
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA MAYRA DE SOUSA MELO dissertação enfermagem.pdfFRANCISCA MAYRA DE SOUSA MELO dissertação enfermagem.pdf863,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.