Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2148
Title: Espaços educacionais sustentáveis como alternativa para a educação ambiental: estudo em um centro de educação infantil, Ocara, Ceará.
Authors: Cavalcante, Ana Célia Lopes.
Keywords: Educação ambiental
Espaços educacionais sustentáveis
Sociobiodiversidade e sustentabilidade
Educação infantil
Issue Date: 30-Jul-2018
Citation: CAVALCANTE, A. C. L. (2018)
Abstract: Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, quanto aos objetivos e problemática. O estudo é de natureza básica estratégica e abordagem qualitativa. Para tanto, acolheu-se com procedimento técnico a pesquisa‐ação em uma escola pública municipal de educação infantil no município de Ocara, situada na Macrorregião do Maciço de Baturité, estado do Ceará do nordeste brasileiro. Para coleta e geração de dados, utilizou-se das técnicas da observação direta e informações diretas e indiretas, respectivamente. Quanto aos instrumentos e recursos para captação de dados foram utilizados os diários/notas de campo, recursos imagéticos e apresentações de vídeos áudios-visuais motivacionais sobre educação ambiental partindo de uma intencionalidade didático-pedagógica visando à construção e constituição de referências concretas de sustentabilidade socioambiental. E como resultado desse trabalho, podemos dizer que se faz necessário pensar a sustentabilidade na escola, partindo da realização de um diagnóstico, pois tal diagnóstico indicará quais são as potencialidades e os desafios, de maneira a envolver toda a comunidade escolar. Ao final trabalho, fica evidente também a necessidade de continuidade da pesquisa, com mais intensidade e tempo disponível, alicerçando as atividades em um aporte teórico que venha a nortear as práticas, possibilitando uma reflexão cuja culminância é a construção de conhecimentos científicos com um nível de qualificação a ponto de ser referenciado para a execução desse trabalho em outros CEIs que estão por esse Brasil a fora.
Description: CAVALCANTE, Ana Célia Lopes. Espaços educacionais sustentáveis como alternativa para a educação ambiental: estudo em um centro de educação infantil, Ocara, Ceará. 2018. 91 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2148
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CÉLIA LOPES CAVALCANTE Dissertação.pdfANA CÉLIA LOPES CAVALCANTE Dissertação.pdf4,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.