Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2158
Title: Determinação de polifenóis extraíveis, não extraíveis e atividade antioxidante in vitro nos sucos da polpa e clarificado de açaí.
Authors: Sousa, Francisco Acácio.
Keywords: Produção industrial
Açaí
Compostos fenólicos
Alimesntos - Teor friboso
Issue Date: 2020
Citation: SOUSA, F. A. (2020)
Abstract: É crescente a demanda da população mundial por sucos e alimentos mais saudáveis. O suco funcional do açaí, assim como o fruto, possui potencial funcional, devido ao elevado teor de fibra dietética antioxidante (solúvel e insolúvel). Foram estudados suco da polpa e clarificado de açaí, verificando o teor de polifenóis extraíveis (EPP) e não-extraíveis (MACAN) e atividade antioxidante total (AAT) pelo método ABTS. As amostras analisadas foram: suco de açaí concentrado e clarificado 24°Brix (SCC1), suco de açaí concentrado e clarificado 24°Brix (SCC2), suco de açaí concentrado e clarificado 18°Brix (SCC3) e suco da polpa de açaí 12% de sólidos (SP4). Para a análise estatística dos dados usou-se software R development core team. Aplicou-se também análise de componentes principais (PCA). Constatou-se que a amostra SCC1 obteve o melhor resultado com 335,68 mg EAG/g para EPP e a SCC2 apresentou 769,33 mg/100g de MACAN. A amostra SCC3 obteve a maior AAT com 15,47 μM trolox. Análise de Componentes Principais (PCA). Apresentou que a amostra SP4 possui baixos valores dos parâmetros estudados. Dessa forma, o suco clarificado de açaí pode ser considerado como uma bebida funcional, por possuir altos teores de atividade antioxidante e outros compostos que favorecem a saúde humana.
Description: SOUSA, Francisco Acácio. Determinação de polifenóis extraíveis, não extraíveis e atividade antioxidante in vitro nos sucos da polpa e clarificado de açaí. 2020. 52 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2158
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO ACÁCIO DE SOUSA Dissert.pdfFRANCISCO ACÁCIO DE SOUSA Dissert.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.