Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2169
Title: Educação ambiental e os resíduos sólidos urbanos: concepções de discentes e docentes da educação de jovens e adultos do ensino médio em Acarape, Ceará.
Authors: Silva, Maria do Socorro Lopes da.
Keywords: Educação ambiental
Resíduos sólidos urbanos
Coleta seletiva - Acarape - CE
Educação de Jovens e Adutos (EJA)
Issue Date: 29-Jul-2019
Citation: SILVA, M. S. L. (2019)
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo principal compreender as concepções e práticas sobre Educação Ambiental e resíduos sólidos urbanos de alunos e professores/as da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio da rede pública do município de Acarape, estado do Ceará. O estudo será procedido com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Maria do Carmo Bezerra, Centro, Acarape, Ceará. A pesquisa quanto ao gênero é de cunho empírico-analítico. Quanto ao objetivo a pesquisa é exploratória-descritiva de abordagem qualitativa. A natureza da pesquisa pode ser atribuída a básica estratégica. Quanto ao procedimento técnico adotar-se-á a pesquisa-ação. Pela identificação do problema a partir dos sujeitos que identificam e o experienciam, pesquisadores e grupo participante, para construção de movimentos em comum acordo, de caráter social, educacional, técnico, capazes de responder com maior eficiência aos problemas reais, através de ações facilitadoras que gerem impactos positivos. Inspirados pelos princípios da pesquisa- ação, através na aplicação de uma sequência didática dividida em quatro partes, proporcionando momentos de dialogicidade, reflexões, rodas de conversas reunindo no círculo freireano com o propósito de mudança de postura dos sujeitos da pesquisa. Para a construção do estudo proposto serão utilizadas as seguintes técnicas/instrumentos de coleta de dados: observação direta, entrevista e questionário, formulário, diário/notas de campo e artefatos (instrumentos). Com relação às técnicas de análise de dados serão utilizadas as análises das narrativas. A pesquisa demonstrou estrategicamente como planejar e desenvolver práticas educativas a partir da escola com vistas à aprendizagem e conscientização de coleta seletiva, acondicionamento e destino final dos resíduos sólidos urbanos visando à sustentabilidade da sociobiodiversidade com a preservação e proteção do Ambiente.
Description: SILVA, Maria do Socorro Lopes da. Educação ambiental e os resíduos sólidos urbanos: concepções de discentes e docentes da educação de jovens e adultos do ensino médio em Acarape, Ceará. 2019. 109 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2169
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO LOPES DA SILVA TCC Dissertação.pdfMARIA DO SOCORRO LOPES DA SILVA TCC Dissertação.pdf1,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.